Biographie

Tony Belloto, star du rock dans son pays, est compositeur et guitariste du groupe Titãs.  Il a cinq ouvrages à son actif; trois enquêtes de l'inspecteur Bellini et un essai sur la guitare.

O músico Antonio Carlos Liberalli Bellotto, mais conhecido como Tony Bellotto, nasceu em São Paulo, em 30 de junho de 1960. Tony é guitarrista e compositor da banda de rock Titãs desde a sua criação, nos anos 1980. Dividia o palco com os amigos e companheiros Paulo Miklos, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Sérgio Britto e Charles Gavin. Começou sua carreira tocando na cidade de Assis, onde morava com a familia. Filho de Heloísa Liberalli Bellotto, conhecida doutora em arquivística e do historiador Manuel Bellotto, Tony também é apresentador do Afinando a Lingua, no canal Futura e escritor especializado no gênero policial. Já lançou três romances com o investigador Bellini: Bellini e a esfinge (1995), Bellini e o demônio (1997) e Bellini e os espíritos (2005). Também escreveu BR163: Duas histórias na estrada (2001), O livro do guitarrista (2001), Os insones (2007) e No Buraco (2010). Em 2001, o diretor Roberto Santucci Filho adaptou e filmou o livro de romance policial da autoria de Tony, Bellini e a Esfinge. O longa contou com a participação de Fábio Assunção como o detetive e Malu Mader, interpretando uma prostituta. Ganhou o prêmio do público de melhor filme de longametragem de ficção no Festival do Rio BR 2001. Em 2010, o diretor Marcelo Galvão adaptou o segundo livro, Bellini e o demônio, novamente com a participação de Fábio Assunção.

Desde 1989 Tony é casado com a atriz Malu Mader, com quem tem dois filhos, João Mäder Bellotto, nascido em 1995, e Antônio Mäder Bellotto, nascido em 1997. O músico também é pai de Nina, fruto de uma relação anterior.

 

Ouvrages du même auteur :

Bellini e o demônio
Bellini e os espíritos
Bellini et le démon
Dom