Biographie

Manuel Almeida (1831-1861) foi escritor e médico brasileiro. Autor de um único romance Memórias de um Sargento de Milícias. Fez parte de geração romântica. Patrono da cadeira nº28 da Academia Brasileira de Letra.

Manuel Almeida nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de novembro de 1831. Concluiu o curso de medicina em 1855, mas não exerceu a profissão, dedicando-se ao jornalismo.

Foi redator e revisor do jornal Correio Mercantil, onde em 1852 publicava semanalmente em fascículos e que depois formaria o seu único romance Memórias de um Sargento de Milícias. Começou a fazer sucesso entre os leitores cariocas mas, o autor se escondia atrás do pseudônimo "Um brasileiro".

Foi nomeado diretor da Tipografia Nacional, tornou-se amigo e protetor do funcionário Machado de Assis. Disposto a entrar para a política, dirigi-se de vapor a Campos, Estado do Rio, quando houve o naufrágio, perto de Macaé. Disse o crítico José Veríssimo, no século XIX "Naufragou com ele a maior esperança da literatura brasileira".

Manuel Antônio de Almeida morreu no dia 28 de novembro de 1861.