Biographie

Beatriz Bracher nasceu em São Paulo, em 1961. Formada em Letras, foi editora da revista 34 Letras, de literatura e filosofia, e uma das fundadoras da Editora 34, onde trabalhou por oito anos. Sua experiência com cinema inclui o argumento do filme Cronicamente inviável (1994), co-autora do roteiro premiado do longa-metragem Os inquilinos (2009), pelo o qual ganhou o prêmio de "Melhor Roteiro do Festival do Rio", ambos em parceria com Sérgio Bianchi e co-autora do roteiro de O abismo prateado (2011), longa-metragem de Karim Aïnouz, selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Sua estréia como escritora de livros foi em 2002, com o romance Azul e dura. Em 2009, lançou seu primeiro livro de contos, Meu amor, vencedor do Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional.

A editora 34 foi fundada em 1992, por Beatriz e mais sete amigos. “Queria criar um espaço para ler o que me interessava”, diz. “Fui vivenciando a coragem das pessoas de mandar livros inéditos. Às vezes eram ruins e outras, bons, mas precisando de ajustes. O trabalho na editora me ajudou, pelo exemplo de quem mandava originais que eu precisava ler e selecionar”, conta Beatriz, que depois de um ano sabático escrevendo, decidiu se dedicar à escrita integralmente. 

Questões éticas, implicações políticas, preocupação estética e experimentação formal são características destacadas em seus livros. “Sem abrir mão de uma tensa pesquisa formal, Bracher reclama à literatura uma nobreza ética abolida (ou ignorada) pela nova geração – é uma literatura clara e eminentemente política”, diz resenha do jornal O Estado de São Paulo sobre a autora.

Pas de livre de cet auteur.