Obras primas dos Biombos nanban
35,00€
22 en stock
Desde 1543 – data da chegada dos europeus a terras nipónicas – e até ao encerramento do país na década de 1640, os japoneses tiveram um contacto regular com os nanban-jin (« bárbaros do Sul »). Esses comerciantes e missionários, na sua maioria provenientes de Portugal, estão na origem de uma temática da arte japonesa nos séculos xvi e xvii.
As pinturas que ornamentam os byobu (biombos) nanban descrevem um extraordinário confronto de civilizações e fascinam pela sua beleza. Especialmente através do trabalho dos pintores da Escola Kano, desenrola-se sob o nosso olhar a história da chegada dos portugueses, de um ponto de vista oriental. Ora críticos, ora festivos e alegres, os byobu põem em imagem as primícias da ocidentalização da Ásia.
Obras-primas dos biombos nanban apresenta treze desses byobu, acompanhados de um texto sobre a história apaixonante do encontro – comercial, religioso e cultural – entre a Europa e o Japão nessa época.
Reunimos nesta obra os biombos do Museu Nanban Bunkakan de Osaca, do Museu Municipal de Kobe e do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa – locais onde se encontram as colecções mais importantes de arte nanban –, mas também do Victoria & Albert Museum de Londres, do Rijksmuseum de Amesterdão, do Musée Guimet de Paris, do Museu de Soares dos Reis do Porto, do Museu de história e de cultura de Nagasáqui e do Museu Idemitsu de Tóquio, bem como um biombo proveniente de uma colecção particular dos Estados Unidos da América.
Due to the weight of the book, for all destinations, please (including France et Europe) choose strickly the option "Tarif forfaitaire Dom Tom ou Europe (Rapide): 17,00€"