História do Futuro
29,50€
1 en stock
«Nenhuma coisa, senhor, se pode prometer à natureza humana, nem mais conforme a seu maior apetite nem mais superior a toda sua capacidade, que a notícia dos tempos e sucessos futuros; e isto é o que oferece a Portugal, à Europa e ao mundo esta nova e nunca ouvida História. As outras histórias contam as coisas passadas; esta promete dizer as que estão por vir.»
Padre António Vieira
«A história do futuro tem a ver com a consumação futura do reino de Cristo neste mundo, espiritualmente mas também temporalmente, na qual se enquadrava uma evangelização que não se compatibilizava com o desrespeito pela dignidade dos homens e dos povos, sujeitando-os a rapinas e ladroíces várias.»
Pedro Calafate
«Passando em revista as inumeráveis ciências da adivinhação, desde a astrologia, a quiromancia e a nigromancia, até às que procuram segredos no ranger da porta, o estalar do vidro, o cintilar da candeia, o topar do pé, o sacudir dos sapatos, Vieira rejeita-as a todas. A sua própria base serão visões bíblicas, em especial a primeira profecia de Daniel, conjugadas com as trovas de Bandarra, sapateiro em Trancoso na primeira metade do século XVI. Condenado pela Inquisição, Bandarra tornar-se-ia referência do sebastianismo após a sua morte. Vieira afiança-o como cristão velho e virtuoso e como profeta confirmado. Terá sido um dos aspetos que incomodou a Inquisição, a qual acusou Vieira de heresia e o manteve detido durante dois anos. Embora as vicissitudes não lhe tenham permitido completar esta obra, ela permanece como um cume da prosa portuguesa.»
Luís M. Faria, Expresso