O Ateneu
14,00€
10 en stock
A leitura do romance 'O Ateneu' representa um mergulho nos costumes e modos de viver da segunda metade do século XIX, a partir da vida cotidiana de um internato para meninos. Foi uma época de grandes modificações na sociedade brasileira - o Império chega ao seu fim e, depois de muita campanha e luta política pelo fim da monarquia e pelo fim da escravidão, o Brasil entra na Primeira República (1889).
O livro é uma obra de desabafo do autor, que narra a vida num colégio interno que tem o nome do próprio romance. Sérgio, personagem central do livro, faz amarga crítica ao ambiente do internato e aos seus personagens, tais como, Aristarco, o diretor; Sanches e Egbert, colegas que nutrem entre si uma amizade equivoca e doentia e Ema, esposa de Aristarco, o diretor que Sérgio não vê com bons olhos em virtude da sua presunção e elevada dose de auto-idolatria.
Autobiográfico, o livro mostra o jovem autor como personalidade sensível que se transformou em crítico impiedoso do que viveu e viu na adolescência passada no colégio interno. A obra retrata o doloroso processo de transição da infância à idade adulta.